Links de Acesso

Ensinar Português na Etiópia


Ensinar Português na Etiópia
Ensinar Português na Etiópia

A universidade de Adis Abeba vai leccionar uma licenciatura em Língua e Estudos Portugueses a partir do próximo ano lectivo. O curso foi preparado pelo Instituto Camões, um organismo do governo português destinado a difundir a língua e cultura portuguesas no Mundo.

Para além de razões práticas e históricas, a criação desta licenciatura faz parte de uma estratégia de difusão do português pelo Mundo.

A presidente do Instituto, Ana Paula Laborinho, afirma à Voz da América que a instituição desta licenciatura se enquadra na estratégia da CPLP de aumentar, em todo o mundo, o uso e reconhecimento da língua portuguesa. Um dos pilares dessa estratégia consiste no lobby para a aceitação do Português como língua oficial de organismos internacionais.

Adis Abeba acolhe a sede da União Africana, onde o Português já é língua oficial. Por isso, Ana Paula Laborinho não prevê falta de alunos devido ao interesse de formação dos tradutores intérpretes e outras pessoas ligadas à organização.

A presidente do Instituto Camões nota que, para além do aspecto práctico, há também um interesse cultural e histórico, dado que as relações entre Portugal e a Etiópia datam do Século XVI, tendo sido precedidas pela saga do Preste João das Índias.

XS
SM
MD
LG