Links de Acesso

Rebeldes Líbios entram em Tripoli


Líbios celebram entrada de rebeldes em Tripoli

Líbios celebram entrada de rebeldes em Tripoli

Prossemguem cobmates esporádicos. Dois filhos de Gadhafi presos

Combates esporádicos continuavam hoje através da capital Líbia Tripoli depois de combatentes rebeldes terem entrado na cidade durante o fim-de-semana. O paradeiro de Muamar Gadhafi continua desconhecido mas há notícias que dois dos seus filhos foram capturados.

Fontes rebeldes disseram que os combates em partes da capital se intensificaram quando tanques saíram do complexo residencial de Gadhafi, Baba l Azizya e abriram fogo.

Estes combates eclodiram depois de rebeldes terem entrado na capital e ocupados varias partes da cidade incluindo a chamada Praça Verde onde milhares de residentes se concentraram para celebrar o acontecimento. As forças rebeldes encontraram pouca resistência quando capturaram uma base militar perto da cidade e depois penetraram na cidade a partir do ocidente.

Um porta voz do conselho o Dr Faisal Qureshi explicou a situação afirmando haver pequenas bolsas de resistência que estamos a tentar ultrapassar”.

“A cidade está cercada e sob controlo dos rebeldes e do povo livre da Líbia,” acrescentou

Falando em Benghazi o presidente do Conselho Nacional de Transição, Mustafa Abdel Jalil, disse que as forças rebeldes estado nas etapas finais de derrubar Moamar Gadhafi.

Jalil pediu a disciplina dos rebeldes apelando à protecção dos civis e propriedades apelando á população para não se exceder e não fazer justiça pelas suas próprias mãos.

Continua a desconhecer-se o paradeiro do dirigente líbio Muamar Gadhafi.

Através da ministra dos negócios estrangeiros Maite Nkoana Mashabane a Africa do Sul negou veementemente notícias de que tinha enviado aviões para recolher Gadhafi e a sua família.

“Não sabemos o paradeiro do Coronel Gadhafi,” disse a ministra que acrescentou não se poder especular que Gadhafi vá para a África do Sul porque “sabemos com certeza que ele não vai pedir para vir para aqui”.

A cadeia de televisão Al Jazeera disse que um país em que Gadhafi poderá obter asilo político é Angola mas não deu mais pormenores ou de onde tinha vindo essa informação.

Na semana passada um enviado líbio esteve em Luanda.

O primeiro ministro britânico David Cameron confirmou a detenção de dois filhos do coronel Gadhafi.

“Não temos confirmação do paradeiro de Gadhafi mas pelo menos dois dos seus filhos foram detidos,” disse o chefe do governo britânico.

“O seu regime está a desmoronar-se e ele esta em retirada,” afirmou Cameron para acrescentar que “Gadhafi deve por termos aos combates incondicionalmente e demonstrar claramente que abandonou qualquer reivindicação ao poder na Líbia”.

O secretário-geral da ONU Ban Ki-moon apelou também ás forças de Gadhafi para abandonarem os combates.

Ontem o presidente Barack Obama tinha já apelado a Gadhafi para abandonar de vez o poder.

O Egipto reconheceu formalmente o Conselho Nacional dos rebeldes.

A França, que foi o primeiro país a reconhecer os rebeldes, disse que o dirigente da oposição se vi deslocar a paris nos próximos dias

.

XS
SM
MD
LG