Links de Acesso

Estados Unidos debatem planos de ajuda humanitária à Somália


Sheik Mukhtar Robow tambem conhecido como Abu Mansur ex-chefe adjunto da al-Shabab (Jan 2010)

Sheik Mukhtar Robow tambem conhecido como Abu Mansur ex-chefe adjunto da al-Shabab (Jan 2010)

Após o anúncio da retirada da al-Shabab de Mogadíscio a situação de segurança poderá melhorar em torno da capital

A Secretária do Estado norte-americana fará amanha uma abordagem sobre a situação humanitária na região do Corno de África, durante um evento a ter lugar no Instituto Internacional para Politica e Pesquisa Alimentar - IFPRI.

Hillary Clinton vai debater o actual programa de assistencia humanitária internacional, bem como a a maneira como crise na região impôs a urgencia na procura de meios sustentados para a segurança alimentar. Uma iniciativa no ambito da iniciativa Alimentar o Futuro do governo americano com vista a debelar a fome do mundo e garantir a segurança alimentar.

A intervençao da secretária-americana está a ser aguardada com muita expectativa, pelo facto dela suceder uma série de acontecimentos na região.

A Força de Paz da União Africana para a Somália - AMISOM - pediu na Terça-feira um reforço de 3 mil homens para garantir a segurança em torno de Mogadíscio que está a ser abandonada pelo grupo militante al-Shabab.

O grupo terrorista tinha anunciado a sua retirada da capital somali, no segmento da crise humanitária que assola a região. Cerca de 12,5 milhões de pessoas estão em situação de penúria alimentar na Somália, Quénia e Etiópia.

O governo federal somali reagiu ao anuncio da al-Shabab com promessas de amnistia para os rebeldes que entregarem as armas.

A decadência desse grupo terrorista com ligação a al-Qaida há muito que era predicta por expecialistas do país.

Esta semana na Agenda Africana temos como convidada, Alexandra Magnólia Dias investigadora das dinamicas de segurança na região do Corno de África que evoca os principais factores que podem estar a conduzir a decaptção da al-Shabab.

Ouça o segmento sonoro no início desta página...

XS
SM
MD
LG