Links de Acesso

São Tomé: Presidente eleito fala dos desafios do futuro


Pinto da Costa vencedor das eleições presidenciais em São Tomé e Príncipe
Pinto da Costa vencedor das eleições presidenciais em São Tomé e Príncipe

Pinto da Costa aponta a verdade como solução à situação de incertezas económica e social

O presidente eleito Santomense, Manuel Pinto da Costa alertou para a “difícil” conjuntura económica e social de São Tomé e Príncipe, na sua declaração de vitória nas eleições presidenciais do dia 7 de Agosto.

Pinto disse ser preciso que todos tenham consciência da amplitude dos desafios que se colocam ao país num quadro internacional de grande incerteza, para depois adiantar que perante as dificuldades presentes e as incertezas do futuro, esconder as dificuldades ”seria fugir à realidade”.

O presidente eleito disse que para São Tomé e Príncipe ultrapassar a situação em que se encontra é fundamental uma linguagem de verdade sobre a real dimensão dos problemas, suas causas e soluções.

Quanto à coabitação com o governo do primeiro-ministro Patrice Trovoada, o presidente eleito referiu-se a uma intervenção do presidente português Aníbal Cavaco Silva, em que diz que cooperação estratégica entre órgãos de soberania, é uma condição estruturante para que o país enfrente com sucesso os desafios que tem pela frente”.

Ouça a reportagem de Óscar Medeirs enviada de São Tomé...

A eleição de Pinto da Costa tem como consequência imediata a coabitação política entre o governo e o futuro chefe de Estado.

Apesar do princípio da separação de poderes entre o presidente e o executivo, há receios que venham haver desentendimentos em quem deve dirigir a política externa e a defesa.

XS
SM
MD
LG