Links de Acesso

SADC: Angola prepara-se para cimeira

  • Agostinho Gayeta

SADC: Angola prepara-se para cimeira

SADC: Angola prepara-se para cimeira

A cimeira dos chefes de estado e de governo da SADC vai decorrer de 11 a 18 de Agosto em Luanda.

A cimeira dos chefes de estado e de governo da SADC vai decorrer de 11 a 18 de Agosto em Luanda.

De acordo com muitos analistas deve passar-se da retórica para acções concretas no que diz respeito à integração económica e à cooperação estratégica regional.

A cimeira terá como tema o desenvolvimento das infra-estruturas para facilitar as trocas comerciais e a liberalização económica e deverá reunir mais de 600 convidados.

A reunião é aguardada com bastante expectativa sobretudo porque nas últimas cimeiras deste órgão, não se decidiu sobre as questões concretas acerca dos muitos assuntos que preocupam os cidadãos dos países membros: a criação de um mercado livre, a constituição de um tribunal regional e a criação do parlamento regional.

O representante da “Open Society Angola” entende que entre os países da região Austral ainda existem muitos obstáculos políticos de interesse particular para cada um dos estados. Elias Isaac defende ser tempo para a integração regional passar da retórica política para passos concretos.

Por sua vez o político Vicente Pinto de Andrade julga que sem a eliminação de vistos para circulação livre na região não se pode falar de integração económica, cooperação estratégica e mercado comum da SADC.

Quanto ao docente universitário Elias Chinguly defende o desenvolvimento das infra-estruturas e o embaratecimento dos factores de produção nos países da SADC para o seu relançamento na economia internacional.



XS
SM
MD
LG