Links de Acesso

Regime sírio está por um fio, diz secretário da defesa americano


Leon Panetta afirmou que a ofensiva das forças governamentais contra Aleppo poderá provocar a queda do presidente al-Assad.

O secretário americano da defesa Leon Panetta afirmou que a ofensiva das forças governamentais sírias contra a cidade de Alepo poderão provocar a queda do presidente Bashar al-Assad.

Panetta fez tais declarações no início de um périplo de 5 dias pelo Médio Oriente debater o relacionamento militar americano com os governos da Tunísia saídos da denominada “ Primavera Árabe”. Panetta visitará também Israel e a Jordânia.

O secretário da defesa felicitou os egípcios e os tunisinos por terem levado a cabo transições políticas geralmente pacíficas.

Contudo, em relação à Síria, Panetta salientou que o aumento da violência por parte das forças governamentais poderia precipitar a queda do governo de Assad: “ Se continuarem com este tipo de trágicos ataques contra o seu próprio povo em Alepo acho que isso se traduzirá pela queda do governo.”

Panetta acrescentou que já não se trata de se saber se o regime vai cair mas sim quando: “ O que Assad está a fazer ao seu próprio povo demonstra que o regime está perto do fim. Perdeu toda a legitimidade.”

Panetta não deu contudo qualquer indicação de que os Estados Unidos planeiem uma acção para parar com os ataques do governo contra os civis. Segundo ele, deve-se continuar a aumentar as pressões económicas e diplomáticas contra o governo de Assad e incrementar a ajuda humanitárias para os sírios que procuram refúgio na Turquia e na Jordânia.

No final da semana Panetta desloca-se a Jerusalém para conversações com os líderes israelitas.

Na agenda a questão do programa nuclear iraniano e a possibilidade de um ataque israelita contra as instalações iranianas, algo que a administração americana tem tentado impedir.

A administração Obama afirma que espera que as sanções internacionais sejam suficientes para acabar com as ambições nucleares iranianas mas o primeiro-ministro israelita Benjamim Netaniau reiterou este fim-de-semana que isso não era suficiente.

Teerão afirma por seu lado que o seu programa nuclear se destina a fins meramente pacíficos.

XS
SM
MD
LG