Links de Acesso

Nampula: Renamo pede esclarecimento sobre desvio de fundos


Avenida principal de Nampula
Avenida principal de Nampula

Aquele desvio foi descoberto no princípio de Julho estando detidos em ligação com o caso cinco funcionários.

Em Moçambique, os membros da bancada parlamentar da Renamo na Assembleia Provincial de Nampula pediram esclarecimentos ao governo local sobre o desvio de mais de onze milhões de meticais da Direcção Provincial das Finanças.

Aquele desvio foi descoberto no princípio de Julho estando detidos em ligação com o caso cinco funcionários.

“Nós temos que ser informados de tudo quando está a passar-se nos orçamentos que estamos a aprovar nesta casa. Não nos usem como crianças, nós somos um órgão eleito”, disse Faustino Licaneque da bancada da Renamo, ameaçando que, se o caso não for esclarecido aos membros da assembleia não iria votar a favor do Plano Económico-Social para 2011.

Fontes próximas da Direcção Provincial das Finanças de Nampula,
informaram-nos que o roubo de fundos do stado acontece desde 2007, não se sabendo porque é que só agora se descobre tendo em conta o nível das auditorias que regularmente acontecem naquela instituição.

O Director Provincial da Finanças de Nampula, Tomas Nhane, que estevepresente tomou da palavra, mas não para responder. Falou sim do processo de expansão do sistema electrónicos de pagamentos ao nível dos distritos da província.

Já o governador de Nampula, Felismino Tocoli,
disse que o governo provincial não deve interferir nos órgãos
judiciais, pedindo para que os membros da assembleia tenham calma e esperem que sejam divulgados os resultados da investigações em curso.

Ouça a reportagem do Faizal Ibramugy.

XS
SM
MD
LG