Links de Acesso

Guiné-Bissau: Presidente pondera demissão do governo


Guiné-Bissau: Presidente pondera demissão do governo

Guiné-Bissau: Presidente pondera demissão do governo

Malam Bacai Sanha ouviu os partidos políticos com assento parlamentar para analizar o actual cenário político.

Na Guiné Bissau,o presidente Malam Bacai Sanha ouviu os partidos políticos com assento parlamentar para analizar o actual cenário político e a possivel demissão do primeiro-ministro Carlos Gomes Júnior.

Um cenário marcado nas últimas semanas com manifestações de rua com a oposição exigindo a demissão do primeiro-ministro argumentando que houve alegado envolvimento deste nos assassinatos registados no país há três anos.

Por seu turno o PAIGC, partido no poder, discorda da eventual exoneração do Chefe do Governo.

Cabe agora a Malam Bacai Sanha decidir fazer ou não a vontade aos partidos políticos da oposição depois de ouvir o conselho de estado, o seu órgão de consulta.

Neste contexto muitos interesses estão em jogo e as ramificações, sejam elas políticas ou de outras índole, estão bem assentes na eventual decisão de Malam Bacai Sanha em manter ou não o Governo de Carlos Gomes Júnior, quando falta um ano para as próximas eleições legislativas, previstas para 2012.

Apesar de a oposição limitar a sua revindicação ao afastamento do primeiro-ministro, o PAIGC, considera hipócrita esta posição porquanto a demissão de Carlos Gomes Júnior, à luz da constituição, acarreta a queda do governo e novos arranjos políticos.

Ouça a reportagem do Lassana Cassamá.

XS
SM
MD
LG