Links de Acesso

Músico angolano Helder Mendes prepara novo album, "Vumbe"

  • Pedro Dias

Músico angolano Helder Mendes

Músico angolano Helder Mendes

Vumbe significa “espíritos” em kikongo e visa promover a música em línguas nacionais.

Helder Mendes e Vumbe

Vumbe é o nome da mais recente obra discográfica de Hélder Mendes, músico angolano. O Artista pretende colocar o álbum no mercado discográfico, no próximo mês de Agosto, o mais tardar em Setembro.

Interpretado em kikongo, kimbundu, umbundu, fiote, kwanyama e tchokwe, o CD Vumbe, cujo título significa “Espíritos” em kikongo, pretende ser um contributo para a valorização, preservação e maior divulgação das línguas nacionais.

Hélder Mendes acha que “é preciso apostarmos nos ritmos nacionais e em temas que elevem a cultura angolana, principalmente agora, que estamos numa fase de reconstrução, na qual cada trabalho feito para dignificar o país é bem-vindo”.

As canções em “Vumbe”, falam das festas do nascimento de uma criança, as punições aplicadas aos transgressores das normas nas aldeias e os complexos e tabus culturais existentes em certas regiões do país. Destacou ainda a necessidade de se explorar mais a riqueza de estilos do país, particularmente os ritmos pouco divulgados de algumas regiões.

Músico angolano Helder Mendes

Músico angolano Helder Mendes

Para Hélder Mendes ainda existe em Angola, particularmente no seio dos jovens, um certo complexo em relação às línguas nacionais, que precisa ser alterado com urgência, “para que a sua riqueza, expressa nos contos de tradição oral, adivinhas e anedotas não se percam no seio de uma geração cada vez mais globalizada”.

Com 13 faixas, as canções de “Vumbe”, foram produzidas pelo espanhol Kiki Gamero e contou com a participação de instrumentistas estrangeiros conceituados, como o saxofonista espanhol Mário Contreias, o guitarrista francês Paul Buttin, o teclista espanhol Rafael Arregue e o trompetista espanhol Ângelo Moreno, assim como o cantor sueco John Palson e a corista angolana Cláudia Gonçalves.

XS
SM
MD
LG