Links de Acesso

A Controvérsia Sobre o Despedimento De Uma Responsável Afro-americana

  • Paulo Oliveira

A Controvérsia Sobre o Despedimento De Uma Responsável Afro-americana

A Controvérsia Sobre o Despedimento De Uma Responsável Afro-americana

a administração Obama pediu formalmente desculpa a Shirley Sherrod

Prossegue aqui nos Estados Unidos a controvérsia sobre o despedimento de uma responsável governamental afro-americana do departamento da Agricultura.

A administração Obama pediu formalmente desculpa a Shirley Sherrod após ter conhecimento que as afirmações que lhe tinham sido atribuídas estavam fora de contexto.

Após o porta-voz da Casa Branca Robert Gibbs ter formalmente apresentado o pedido de desculpa da administração, o secretário da Agricultura Tom Vilsak fez uma intervenção perante a televisão aceitando a responsabilidade total pelo ocorrido.

Vilsack indicou ter telefonado a Sherrod, directora do departamento de Desenvolvimento Rural no estado da Geórgia, para comunicar o pedido de desculpas.

Aceitando a responsabilidade, Vilsack indicou que Sherrod tinha sido objecto do que denominou de preconceito com que o Departamento da Agricultura ainda se debate do domínio de queixas legais ainda pendentes.

A democrata da Califórnia Barbara Lee que lidera o Black Caucus no Congresso sustentou:

“Este é o momento em que a nossa nação necessita de compreender, que temos de começar a debater a questão racial. Não podemos admitir que esta é uma era pós racial”.

Responsáveis do Departamento da Agricultura tinham indicado a Sherrod que o seu pedido de demissão era pretendido após uma versão editada das suas declarações, sugeria que era racista.

O vídeo em questão fazia parte de um discurso de Sherrod perante a Associação Nacional para o Avanço das Pessoas de Cor, no qual Sherrod recordava ter se debatido – vinte e quatro anos atrás – se devia prestar ajuda a um agricultor branco.

A gravação vídeo de 43 minutos apresenta Sherrod a transmitir a mensagem sobre a importância da reconciliação racial e os problemas com se deparam os americanos pobres.

XS
SM
MD
LG