Links de Acesso

SIDA: Conferência internacional reune 21 mil delegados em Washington


Os delegados de 195 países vão apresentar os mais recentes avanços na luta contra a epidemia.

SIDA:Conferência reune 21 mil delegados

Sob o lema "Mudar a Maré em Conjunto" cerca de 21.000 delegados de mais de 195 países reunem-se até à próxima sexta-feira no centro de convenções da capital americana.

Como é costume nestas conferências que ocorrem de dois em dois anos os trabalhos vão ocorrer em sessões plenárias e em dezenas de pequenos grupos de trabalho alguns dos quais iniciaram os seus trabalhos mesmo antes da abertura oficial da conferência.

Elly Katabira presidente da Sociedade Internacional de Combate ao SIDA, disse estar convencido que sta conferência “ocorre numa altura em que acreditamos ser possível pôr termo à epidemia”.

Durante a conferência os delegados presentes vão apresentar os mais diversos avanços registados no combate à epidemia que se estima tenha causado a morte de 1.700.000 pessoas no ano passado.

Estima-se que actualmente se eleve a 34.200.000 o numero de pessoas infectadas em todo o munodo com o vírus HIV SIDA.

A Dra. Diane Havlir, professora de medicina da Universidade da Califórnia e que está presente a esta conferência disse que embora muitos progressos tenham sido alcançados nos útimos 30 anos “manter o status quo não é suficiente”.

“A minha mensagem,” disse ela, “é que os governos invistam no combate à epidemia”. Com isso, acrescentaou, "irão salvar vidas".

XS
SM
MD
LG