Links de Acesso

Embaixada da Suécia em Luanda fecha as portas

  • Alexandre Neto

Edifício da embaixada da Suécia em Luanda

Edifício da embaixada da Suécia em Luanda

As portas da Embaixada Sueca fecharam-se no início deste mês. Mas o público não foi avisado desta decisão. Forçado pelo PSD, partido na oposição, o parlamento sueco já havia votado favoravelmente no encerramento, ainda no final do ano passado.

Angola:Embaixada da Suécia fecha as portas

As portas da Embaixada Sueca fecharam-se no início deste mês.

Mas o público não foi avisado desta decisão tomada.

Forçado pelo PSD, partido na oposição, o parlamento sueco já havia votado favoravelmente no encerramento, ainda no final do ano passado.

Razões financeiras ditaram esta medida. Esta é pelo menos a versão oficial, embora informações vindas do interior da chancelaria a que nós tivemos acesso apontem para o mal-estar que se instalou entre os dois países, nos últimos tempos.

Um alto funcionário pediu para não ser identificado e disse que Estocolmo, passou a sentir mais dificuldades para concretizar negócios em Luanda através de empresas do seu país que pretendiam implantar-se. Dificuldades sentidas mesmo a partir da ANIP - Agência de Investimento Privado.

A corrupção, sem especificar a natureza da mesma, foi designada obstáculo número um, sobretudo quando passaram a ser impostas algumas condições, como sejam exigências de parcerias com empresas angolanas.

O país europeu encetou ainda assim iniciativas visando ultrapassar a situação que viria a descambar no mal estar vivido. Entre Março e Abril enviou a Luanda Sten Rylander, que foi o primeiro embaixador nestas terras, mas sem sucesso.

A Suécia esteve 30 anos aqui representada, e apoiou o país durante a guerra civil, através de ajuda humanitária directa.

Tudo que se pode interpretar, é que um certo sentimento de ingratidão tomou conta dos suecos, desde que o governo angolano passou a dar primazia as organizações empresariais de países asiáticos, segundo revelaram as fontes por nós contactadas.

XS
SM
MD
LG