Links de Acesso

Embaixada da Suécia em Luanda fecha as portas


Edifício da embaixada da Suécia em Luanda
Edifício da embaixada da Suécia em Luanda

As portas da Embaixada Sueca fecharam-se no início deste mês. Mas o público não foi avisado desta decisão. Forçado pelo PSD, partido na oposição, o parlamento sueco já havia votado favoravelmente no encerramento, ainda no final do ano passado.

Angola:Embaixada da Suécia fecha as portas

As portas da Embaixada Sueca fecharam-se no início deste mês.

Mas o público não foi avisado desta decisão tomada.

Forçado pelo PSD, partido na oposição, o parlamento sueco já havia votado favoravelmente no encerramento, ainda no final do ano passado.

Razões financeiras ditaram esta medida. Esta é pelo menos a versão oficial, embora informações vindas do interior da chancelaria a que nós tivemos acesso apontem para o mal-estar que se instalou entre os dois países, nos últimos tempos.

Um alto funcionário pediu para não ser identificado e disse que Estocolmo, passou a sentir mais dificuldades para concretizar negócios em Luanda através de empresas do seu país que pretendiam implantar-se. Dificuldades sentidas mesmo a partir da ANIP - Agência de Investimento Privado.

A corrupção, sem especificar a natureza da mesma, foi designada obstáculo número um, sobretudo quando passaram a ser impostas algumas condições, como sejam exigências de parcerias com empresas angolanas.

O país europeu encetou ainda assim iniciativas visando ultrapassar a situação que viria a descambar no mal estar vivido. Entre Março e Abril enviou a Luanda Sten Rylander, que foi o primeiro embaixador nestas terras, mas sem sucesso.

A Suécia esteve 30 anos aqui representada, e apoiou o país durante a guerra civil, através de ajuda humanitária directa.

Tudo que se pode interpretar, é que um certo sentimento de ingratidão tomou conta dos suecos, desde que o governo angolano passou a dar primazia as organizações empresariais de países asiáticos, segundo revelaram as fontes por nós contactadas.

XS
SM
MD
LG