Links de Acesso

Angola: Estados Unidos apoiam processo eleitoral


Christopher McMullen, embaixador americano em Angola
Christopher McMullen, embaixador americano em Angola

Quem o afirmou foi o embaixador americano em Angola, Christopher McMullen durante uma conferência de imprensa na cidade do Huambo.

Os Estados Unidos querem apoiar Angola durante o processo eleitoral em 2012 com o objectivo de se conseguir uma maior credibilidade do sufrágio.

Quem o afirmou foi o embaixador americano em Angola, Christopher McMullen durante uma conferência de imprensa na cidade do Huambo, na qual acrescentou que a ajuda dos Estados Unidos na realização do processo eleitoral visa dar maior credibilidade ao referido processo.

Falando à imprensa no fim da visita de quatro dias ao Huambo, McMullen informou que a ajuda será na promoção do diálogo entre os partidos políticos e na educação cívica eleitoral da população.

McMullen disse no Huambo que deve haver maior diálogo entre o governo angolano e os partidos políticos em relação ao pacote legislativo eleitoral.

O diplomata referiu que o governo americano pretende apoiar esse processo, mas, salientou “ é preciso que haja o envolvimento da sociedade civil angolana para credibilidade do evento”.

“ As eleições são muito importantes para a democracia em Angola e nós queremos acompanhá-las,” disse igualmente o embaixador americano.

McMullen deu ainda a conhecer que para este ano fiscal os Estados Unidos disponibilizaram mais de 100 milhões para Angola e cerca de 70 por cento deste valor foram destinados ao sector da saúde.

Ouça a reportagem do António Capalandanda.

XS
SM
MD
LG