Links de Acesso

São Tomé: Pinto da Costa e Evaristo Carvalho na segunda volta das presidenciais


Comicio de campanha eleitoral (foto de arquivo)
Comicio de campanha eleitoral (foto de arquivo)

Os candidatos Manuel Pinto da Costa e Evaristo Carvalho vão disputar a segunda volta das eleições presidenciais de São Tomé e Príncipe, a 7 de Agosto, anunciou a Comissão Eleitoral Nacional (CEN).

Os candidatos Manuel Pinto da Costa e Evaristo Carvalho vão disputar a segunda volta das eleições presidenciais de São Tomé e Príncipe, a 7 de Agosto, anunciou a Comissão Eleitoral Nacional (CEN). De acordo com os resultados provisórios, Pinto da Costa obteve 35,82 por cento e Evaristo Carvalho 21,82 por cento. A taxa de abstenção foi de 48 por cento.

Manuel Pinto da Costa
Manuel Pinto da Costa

Manuel Pinto da Costa, líder histórico do Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe (MLSTP-PSD), actualmente na oposição, apresentou-se nestas eleições como independente.

Entre 1975 e 1991 ocupou o cargo de chefe de Estado, tendo-se apresentado às presidenciais de 1996 e 2001, perdendo de ambas as vezes.

Evaristo Carvalho
Evaristo Carvalho

Evaristo Carvalho, que foi primeiro-ministro em duas ocasiões (Julho a Outubro de 1994 e de Setembro de 2001 a Março de 2002), é o actual presidente do parlamento são-tomense e recebeu o apoio do partido Acção Democrática Independente (ADI), vencedor das legislativas de Agosto de 2011 e liderado por Patrice Trovoada.

Em terceiro lugar ficou a ex-primeira ministra e actual vice-presidente do parlamento Maria das Neves, que embora militante do MLSTP-PSD, se apresentou como independente, totalizando 14,3 por cento dos votos.

Os restantes candidatos obtiveram os seguintes resultados:

Delfim Neves -- 13,89 por cento; Elsa Pinto -- 4,55 por cento; Aurélio Martins -- 4,50 por cento; Filinto Costa Alegre -- 4,14 por cento; Jorge Coelho -- 0,64 por cento; Hélder Barros -- 0,36 por cento e Manuel Deus Lima -- 0,35 por cento.

A segunda volta realiza-se no dia 7 de Agosto e a campanha eleitoral inicia-se a 29 deste mês e termina a 5 de Agosto.

O habitual dia de reflexão dos eleitores é observado no sábado, dia 6 de Agosto.

XS
SM
MD
LG