Links de Acesso

Novo dirigentge sindical da Huíla quer diálogo


Novo dirigentge sindical da Huíla quer diálogo
Novo dirigentge sindical da Huíla quer diálogo

Recém eleito secretário provincial do SINPROF diz que só com "dialógo e aproximação" se resolver problemas

Só com o diálogo é que se pode resolver a tensão com as autoridades, defende o novo dirigente do Sindicato dos Professores na Huíla.

A declaração surge numa altura em que as relações entre os professores e o govenro provincial permaneccem tensas devido a auma acção judiical contra o sindicato iniciada pelo governador.

João Francisco foi eleito recentemente novo lider provincial do Sindicato dos Professores, SINPROF, num pleito eleitoral bastante concorrido, tendo derrotado por um voto o secretário provincial cessante e candidato a sua própria sucessão, António André.

O novo dirigente que agora na região responde pela classe de professores, elegeu a formação académica e sindical dos seus filiados como algumas das apostas no seu consulado.

“ Hoje o nível de percepção daquilo que é a vida sindical em Angola tem ainda um nível muito baixo. No sector da educação que é o nosso vemos que ainda há uma fraca compreensão daquilo que é uma actividade sindical se calhar porque tem estado a faltar um entrosamento entre a liderança e os filiados,” disse.

Incontornável deverá ser o diálogo com a entidade patronal. Neste domínio João Francisco diz esperar do governo mais abertura.

“ Nós achamos que só com o diálogo só com a aproximação é que vai diminuir aquilo que se pode considerar como estado de tensão em relação ao problema dos professores, porque eu acredito que quanto mais proximidade haver entre direcções é mais fácil ultrapassar os problemas que possam criar dificuldades em termos de relacionamento," disse o sindicalista.

A eleição dos novos órgãos sociais do SINPROF na Huíla decorre numa altura em que a organização tem a correr contra si em tribunal, um processo-crime por difamação movido pelo governador provincial, Isaac dos Anjos, na sequência de uma marcha de protesto realizada pelos professores a 2 de Outubro de 2010.

XS
SM
MD
LG