Links de Acesso

Malanje: Panorama sombrio no sector da saúde


Hospital Municipal de Malanje
Hospital Municipal de Malanje

Cientistas, funcionários do sector da saúde e governantes locais estão preocupados com as inúmeras doenças que afectam a população local.

Na província angolana de Malanje, cientistas, funcionários do sector da saúde e governantes locais estão preocupados com as inúmeras doenças que afectam a população local e estão a tentar encontrar respostas para o problema num seminário a decorrer na Faculdade de Medicina de Malanje.

Os indicadores de saúde e a qualificação dos futuros profissionais da quarta região académica serão melhorados este ano com a realização das segundas jornadas científicas da Faculdade de Medicina de Malanje da Universidade Lueji A´Nkonde.

A única ambulância que serve o Hospital de Malanje
A única ambulância que serve o Hospital de Malanje

O decano da referida instituição do ensino superior, André Pedro Neto confirmou que para os cenários epidemiológicos que afectam negativamente a vida das pessoas em Malanje concorrem às doenças infecciosas e do fórum de civilização.

“Estamos a falar das diabetes, estamos a falar da hipertensão, estamos a falar das infecções que ocorrem um pouco por todo lado, isto precisa ser diagnosticado, ser rastreado e desencadear um pacote para poder garantir acções de prevenção”, disse aquele médico.

Os indicadores de saúde que confirmam a existência de elevados números de pessoas hipertensas, diabéticas e com patologias negligenciadas estão a ser apresentados nos cursos pré-segundas jornadas iniciados na segunda-feira nas instalações daquela Faculdade.

As segundas pré-jornadas terminam amanhã a tarde e serão antecedidas com a inauguração do Centro de Informação de Medicamentos e Toxicologia da Faculdade de Medicina de Malanje.

Cerca de 350 estudantes da Escola Técnica de Enfermagem, dos cursos superiores de medicina e enfermagem, quadros da saúde e convidados, além dos prelectores saídos de Espanha, Cuba, Ilhas Canárias e Portugal, vão participar do evento que discutirá variadíssimos assuntos que afectam o sector da saúde em Angola e no mundo, em geral.

Ouça a reportagem do Isaias Soares.

XS
SM
MD
LG