Links de Acesso

EUA defendem maior credibilização das eleições angolanas


Christopher McMullen
Christopher McMullen

Embaixador dos EUA em Angola, preconiza maior engajamento da sociedade civil e partidos políticos no processo eleitoral

Christopher J. McMullen, embaixador dos Estados Unidos da América em Angola, defendeu no Huambo a necessidade de haver maior engajamento da sociedade civil e partidos políticos para a credibilidade do processo eleitoral.

McMullen que falava a imprensa a margem de um encontro que manteve com o secretário provincial da UNITA, Liberty Chiyaka disse que, o governo americano está a tentar encontrar uma forma para o apoio dos partidos políticos durante a campanha eleitoral.

“Durante a campanha eleitoral vamos engajar ainda mais a sociedade civil, partidos políticos e o governo em todo esse processo:”

Por sua vez, Liberty Chiyaka disse ser fundamental que o governo americano na sua relação com Angola tenha em conta o respeito pelos direitos humanos e democratização do país.

O politico pediu ao governo americano para que use a sua influencia para se por fim os actos de intolerância politica na província que afectam a participação do cidadão na vida politica.

“Nós estamos profundamente comprometidos com o processo democrático, estamos profundamente comprometidos com a consolidação da paz e da reconciliação nacional.”

McMullen informou ainda que seu país gasta anualmente mas de 7 milhões de dólares para o sector da desminagem em Angola.

Esta é a segunda visita a uma província (depois de Benguela) desde que foi acreditado, durante a qual o Chefe da Missão Diplomática Americana em Angola deverá reunir-se com responsáveis locais.

XS
SM
MD
LG