Links de Acesso

Paulo Portas escala Angola no caminho à Maputo


Ministro português Paulo Portas (a direita) com o seu homólogo angolano Georges Chikote (Arquivo)
Ministro português Paulo Portas (a direita) com o seu homólogo angolano Georges Chikote (Arquivo)

Ministro português dos negócios estrangeiros participou na Feira Internacional de Luanda 2012

Paulo Portas em curta visita a Angola

O ministro português dos Negócios Estrangeiros , Paulo Portas, deixou hoje a capital angolana, ao cabo de uma visita de trabalho de 24 horas.

Ontem o governante luso presenciou a abertura da Feira Internacional de Luanda (Filda/2012), , tendo destacado o contributo que este certame tem dado para o desenvolvimento da economia de Angola.

"As exportações de Portugal para Angola cresceram muito, as importações de Angola para Portugal também cresceram e quando isto acontece satisfaz os dois povos", disse Paulo Portas. Neste certame, Portugal volta de novo a ter o maior pavilhão de entre os 23 países estrangeiros presentes.

O ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, chegou na manhã de, terça-feira, a Luanda, e foi recebido em audiência pelo Presidente, José Eduardo dos Santos , por cerca de uma hora.

À saída do encontro, o governante luso afirmou que as relações entre Angola e Portugal são intensas e importantes para ambos os países, razão pela qual os chefes das respectivas diplomacias efectuem, com frequência, visitas recíprocas.

Paulo Portas reiterou a condenação ao último golpe de estado, ocorrido na Guiné-Bissau e sublinhou que este tipo de acontecimentos “atrasam o desenvolvimento e impedem a estabilidade.

Ainda sobre as questões bilaterais, Paulo Portas, sublinhou o papel desempenhado por empresas do seu país em Angola e também as da nação africana em Portugal.

“Trabalhamos para que as empresas portuguesas sejam bem recebidas em Angola e também dizemos, com clareza, que os investimentos angolanos em Portugal são bem recebidos”, disse o chefe da diplomacia portuguesa.

O ministro deixou Luanda hoje de manhã, com destino a Maputo, Moçambique, para participar no Conselho de Ministros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

XS
SM
MD
LG