Links de Acesso

Chivukuvuku - Não Houve Mudanças Qualitativas na Actual III República.


Chivukuvuku - Não Houve Mudanças Qualitativas na Actual III República.
Chivukuvuku - Não Houve Mudanças Qualitativas na Actual III República.

o MPLA partido que governa pode manter-se no poder, mas perderá a actual hegemonia

O nosso convidado de hoje é Abel Chivukuvuku, proeminente figura da UNITA, partido político na oposição em Angola.

Falando em exclusivo para este canal, o político abordou a situação prevalecente no país, à luz da nova Constituição. Estabelece comparações entre o que aconteceu aquando da entrada em vigor da lei Constitucional de 1991 quando Angola adoptou um novo regime político e concluiu que não houve mudanças qualitativas na actual III República.

Citando Vital Moreira notabilizado constitucionalista quando qualifica “Superlativo” o presidencialismo de Angola ao concentrar poderes na pessoa do presidente da República de forma exacerbada, o nosso entrevistado nota sinais de retrocesso.

Sobre o futuro do país a médio e longo prazo, Chivukuvuku elegeu o fim do ciclo político histórico do presidente Eduardo dos Santos como variável essencial no cenário que designou de “mais provável” de ocorrer, entre outros dois imediatamente a seguir na ordem decrescente classificados “de provável” e “o menos provável”.

No designado “cenário provável” o MPLA partido que governa pode manter-se no poder, mas perderá a actual hegemonia diz o político.

No “menos provável” dos cenários não acredita que ocorram em Angola mudanças instantâneas motivadas por levantamentos, golpes de Estado ou qualquer outro género de perturbações.

Sobre a saúde da oposição em Angola de um modo geral disse que a primeira percepção com que se fica é de uma fragilidade perante a hegemonia asfixiante do actual regime político.

Sobre o seu futuro individual diz-se aberto enquanto angolano patriota. Aceitaria liderar iniciativas políticas enquanto patriota.

E julga que deve manter-se na política activa por mais 12 anos, altura em que passará o testemunho as novas gerações para dedicar-se a escrita e realizar viagens para descobrir um pouco mais sobre esta coisa boa que Deus criou, alusão a terra.

XS
SM
MD
LG