Links de Acesso

São Tomé: Observadores internacionais reconhecem o bom clima das eleições


Comissão Eleitoral de São Tomé e Príncipe tem tudo à postos para as eleições de Domingo
Comissão Eleitoral de São Tomé e Príncipe tem tudo à postos para as eleições de Domingo

As eleições de domingo vão ser supervisionadas por cerca de uma centena de convidados estrangeiros

No último dia da campanha eleitoral os observadores internacionais reconheceram o bom clima que dominou a campanha eleitoral até ao momento.

De acordo com Fernando França Van-Dúnem líder do grupo de observadores da CPLP tudo tem decorrido num clima de normalidade. França Van-Dúnem disse esperar que todo o processo se culmine sem sobressaltos e que esta é a vontade de todos os países membros da comunidade de lingua portuguesa.

Hoje, seis dos dez candidatos organizaram o comício de fim da campanha na cidade de São Tomé. A iniciativa fez convergir milhares de apoiantes na capital que mais tarde vão partir em passeatas pelos diversos bairros residenciais do país.

A Polícia Nacional anunciou o reforço dos dispositovos de segurança. Para garantir a seguranças pública e o bom desenrolar destas eleições a Policia Nacional tem o apoio das forças armadas através da criada de brigadas de ptrulhamento.

Na emissão de hoje, a Voz da América ouviu os candidatos Elsa Pinto e Aurélio Martins todos do partido MLSTP/PSD.

Antigo emigrante santomense em Angola, Aurélio Martins que se apresenta como candidato o partido na oposição, assumiu a liderança dessa formação política anos depois de ter regressado ao país e ter investido em acções filantrópicas que lhe valeram o actual reconhecimento popular. Ele apresenta-se como o candidato legítimo do partido da independência.

Ouça a reportagem de Óscar Medeiros...

Um outro candidato que vem das fileiras do MLSTP/PSD é Elsa Pinto. Antiga ministra da defesa Pinto assume-se como o espelho de uma nova geração de políticos. A sua candidatura é vista pela cúpula partidária como um acto de desobediencia política.

Óscar Medeiros acompanhou a sua campanha...

Neste último dia da campanha eleitoral os candidatos organizam comícios na capital antes de partirem em passeatas pelos principais bairros populacionais.

É um ambiente de festa, entretanto marcado por algum nervosismo que obriga o reforço das equipas de segurança por parte da polícia.

Os observadores internacionais também vâo acompanhar as eleições visitando as assembleias de voto no Domingo e assistindo o evoluir da reacção popular.

XS
SM
MD
LG