Links de Acesso

Angola: Governo doa 8 milhões de dólares para campanha dos partidos políticos

  • Coque Mukuta

Reunião dos membros da Comissão Nacional de Eleições de Angola (Arquivo)

Distribuição de verba será assegurada pela COmissão Nacional de Eleições e em caso de sobra o valor deverá ser devolvido

Governo doa 8 milhões para campanha eleitoral

Em Angola o governo decidiu conceder 8,1 milhões de dólares para financiar a campanha eleitoral dos partidos políticos as eleições gerais de 31 de Agosto.

Esse fundo será distribuído pela Comissão Eleitoral.

O presidente da República, José Eduardo dos Santos estipulou em decreto presidencial publicado esta quinta-feira um montante de Setecentos e oitenta e oito milhões e quinhentos mil Kwanzas, para a campanha eleitoral.

Para o jurista João Pinto o valor estipulado será repartido de forma equitativa as nove formações políticas concorrentes às eleições «segundo a lei do financiamento a divisão deverá ser de forma equitativa» frisou.

Pinto que é também professor universitário, quando questionado sobre a credibilidade da Comissão Nacional eleitoral em repartir o montante, disse que os políticos devem confiar na instituição em causa.

A CNE deverá supervisionar a utilização da verba a distribuir aos partidos e coligações, uma vez que em caso de eventual montante remanescente, ele deverá ser devolvido àquela Comissão, frisa o decreto promulgado pelo presidente angolano, José Eduardo dos Santos.

XS
SM
MD
LG