Links de Acesso

São Tomé: Campanha eleitoral afectou festa da Independência


Campanha Eleitoral em São Tomé, 2010 (Arquivo)
Campanha Eleitoral em São Tomé, 2010 (Arquivo)

Com as atenções viradas para a campanha eleitoral, os Santomenses quase que esqueceram o dia da independência

Os festejos do 12 de Julho, dia da independência em São Tomé e Príncipe foram pouco concorridos este ano por causa da campanha eleitoral.

O acto central hoje na Praça da Independência, foi breve em sem os habituais desfiles culturais de pompa e circunstância que marcam o dia.

Nesta que é a segunda e ultima semana da campanha eleitoral as atenções estão concentradas nas sensibilizações que os demais candidatos têm levado a cabo por todo o país.

Oscar Medeiros acompanhou a campanha de Manuel Pinto da Costa. Primeiro presidente do país há 36 anos, Pinto decidiu concorrer novamente ao cargo, 20 anos depois de ter abandonado poder. Pinto concorreu tres vezes consecutivas sem no entanto vencer os seus adversários, Miguel Trovoada e Fradique de Menezes.

Ouça a reportagem de Óscar Medeiros...

Um outro candidato em cmapanha esta Terça-feira é Filinto Costa Alegre. Antigo activista político no período pré-independência Costa Alegre dirigiu o movimento juveni pro-MLSTP - Civica. Ele apresenta-se como candidato independente.

Ouça a reportagem da campanha de Filinto Costa Alegre, enivada de São Tomé por Óscar Medeiros...

Além de legitimar o futuro presidente da república as eleições deste Domingo estão a ser interpretadas como um factor de incertezas para o governo.

Embora os slogans de campanha evoquem a estabilidade política como a matriz da futura coabitação entre o governo e o presidente, o destino nos próximos tempos do executivo em contudo incerto.

Entre promessas de estabilidade política e de progresso, há uma questão que os políticos santomenses evitam em evocar durante esta campanha. Como será o relacionamento entre o futuro presidente e o governo?

Sósimo Leal entrevistou à propósito o analista político santomense Alcídio Montoya.

Ouça a reportagem...

XS
SM
MD
LG