Links de Acesso

Lubango tem nova universidade

  • Teodoro Albano

A igreja evangélica sinodal de Angola acaba de abrir uma universidade na cidade do Lubango.

Lubango tem nova universidade

Depois de vários anos de experiência a desenvolver projectos de âmbito social, a igreja evangélica sinodal de Angola, acaba de abrir uma universidade na cidade do Lubango.

Trata-se da Universidade Evangélica Sinodal de Angola, que numa primeira fase arrancou com a faculdade de ciências sociais e a administração do curso de sociologia.

Para o primeiro ano estão até ao momento matriculados 90 alunos.

O presidente da IESA, reverendo, Dinis Marcolino Eurico, disse que o objectivo é avançar para os cursos superiores de medicina e agronomia: “Começamos pelo curso de sociologia depois estaremos avançando pelo curso de medicina acoplado ao nosso hospital de Caluquembe e agora a escola de base de enfermagem passou para uma escola do ensino médio, e portanto, caminha para uma faculdade de medicina e depois estaremos avançando para uma faculdade de agronomia”.

O sacerdote evangélico falou do perfil do estudante que a universidade pretende lançar para o mercado. Dinis Eurico fala de empreendedores ao invés de jovens a procura do primeiro emprego: “ Nós temos assistido nestes últimos tempos que os universitários acabam a universidade e depois andam com o seu diploma a procura do primeiro emprego. Nós não concordamos muito bem com isso, porque, um licenciado um universitário que termina é um empreendedor potencial ele não deve sair para buscar emprego ele deve sair para dar emprego”.

A Igreja Evangélica Sinodal de Angola existe há 115 anos e é na Huíla um dos maiores parceiros sociais do executivo com projectos na área de educação, saúde e agro-pecuária.

XS
SM
MD
LG