Links de Acesso

Movimentos Dos Cidadãos Oriundos Da Somália


Movimentos Dos Cidadãos Oriundos Da Somália
Movimentos Dos Cidadãos Oriundos Da Somália

provincia de Cabo Delgado por onde muitos cidadãos oriundos da Somália penetram, de forma ilegal

Representantes governamentais dos países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral discutem o problema dos fluxos migratórios nesta região do continente africano, num encontro a realizar-se em Setembro próximo, na Tanzânia.

Particular destaque será dada aos movimentos dos cidadãos oriundos da Somália, situação descrita como muito preocupante.

No encontro de Dar-es-Salam, cada país membro apresentará, por isso, os resultados de investigações e estudos sobre a matéria que estão neste momento em curso.

Enquanto isso, em Moçambique, e para receber e atender o número elevado de somalis que estão a entrar diariamente em território nacional, o INAR, Instituto Nacional de Apoio aos Refugiados, recrutou dois técnicos que irão trabalhar em dois distritos costeiros da província nortenha de Cabo Delgado por onde muitos cidadãos oriundos da Somália penetram, de forma ilegal, pedindo asilo ao país.


Depois de recebidos e atendidos, em Palma e Mocimboa da Praia, os somalis serão, no mesmo dia, ou no dia seguinte, transferidos para Maratane, na província de Nampula, onde existe o único campo de refugiados no país. O campo acolhe, neste momento, cerca de oito mil e quinhentos refugiados, provenientes, na sua maioria, da região dos Grandes Lagos.

XS
SM
MD
LG