Links de Acesso

Malanje apetrechado com um hospital materno


Hospital Geral de Malanje é uma outra unidade sanitária de importancia na província (arquivo)
Hospital Geral de Malanje é uma outra unidade sanitária de importancia na província (arquivo)

Nova univade hospitalar custou mais de 20 milhões de dólares e foi inaugurada no período pré-campanha eleitoral

Malanje tem hospital materno

Hospital Materno Infantil de Malanje construído há mais de um ano entrou em funcionamento no último final de semana.

Cerca de 22 milhões dólares norte-americanos foram investidos na construção da nova unidade hospitalar a cargo da empresa chinesa Sinohydro, com uma capacidade de internamento para 180 pacientes, dos quais 100 no bloco de cinco andares destinado a pediatria e outros 80 na maternidade com quatro andares.

Agora estão disponíveis os serviços de ultra-sonografia, mamografia, electrocardiograma, Raio X, laboratórios, farmácia entre outros.

O ministro da Saúde, José Van-Dúnem que procedeu a inauguração do empreendimento, afirmou que “dentre os compromissos do executivo no domínio da saúde, um deles prende-se com a redução da mortalidade materna, com a redução da mortalidade infantil que como sabem fazem parte, também os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (…), muitos esforços têm sido feitos para reduzir tanto a mortalidade materna, como a moralidade infantil”.

“Esforços, principalmente na área da prevenção, da promoção da saúde aumentando a cobertura das doenças preveníveis pela vacinação, actuando ao nível da informação para modificar os estilos de vida ”, clarificou o ministro.

O governante preocupado com o défice de quadros para a referida unidade geminada garantiu, onde se referiu “a possibilidade que não está suficientemente explorada da presença da Faculdade de Medicina aqui, docentes da Faculdade de Medicina vão ter aqui condições para que os alunos possam fazer a rotação de pediatria, ginecologia obstetrícia em condições muito melhores e, isso vai significar que a unidade vai poder ter os médicos e professores da Faculdade de Medicina a trabalhar no hospital, brindando a sua diferenciação, a sua qualidade aos pacientes e criando um ambiente de qualidade que vai ser benéfico para a instituição”.

O governador Boaventura da Silva Cardoso ao defender na ocasião na necessidade de recursos humanos para dar resposta a demanda e a capacidade técnica para o bom funcionamento da referida unidade sanitária solicitou a ajuda do titular da pasta para inverter o quadro.

O governador apontou as valências de neonatologia, Raio X, necroscopia como novidades para a sua área de jurisdição“.

Novas unidades sanitárias estão a ser construídas em todos os municípios da província de Malanje.

XS
SM
MD
LG