Links de Acesso

Namibe: Preço do cimento cria tensão com os chineses


Namibe: Preço do cimento cria tensão com os chineses
Namibe: Preço do cimento cria tensão com os chineses

Empreiteiros locais culpam os comerciantes chineses de comprarem todo o cimento e o revenderem a preço especulativo

Na província angolana do Namibe a subida do preço do cimento está a agitar os empreiteiros locais que culpam os comerciantes chineses de estarem na origem do problema.

O negócio de cimento na província do Namibe está nas mãos dos chineses, um negócio facilitado pela ausência de concorrência.

A subida do custo do cimento, sem comunicação antecipada à população e principais clientes foi decidida unilateralmente pelo gerente da única empresa que comercializa o produto, de nome Fan Xing de nacionalidade chinesa.

Cerca de cinco mil e quinhentos sacos de cimento, já pagos pelos empreiteiros de construção civil, encontram-se retidos num armazém da Chinangola.

O aumento de preços de 825 para 850 kwanzas por cada saco, aconteceu depois dos chineses terem facturado e depositado avultadas somas em dinheiro na conta bancária daquela empresa, segundo revelou à Voz da América o presidente da associação dos Camionistas Miguel Rafael, chamado a mediar o conflito, sem sucesso.

Como consequência da falta de acordo, cerca de cem camionistas, amotinaram-se junto á referida empresa Chinangola, no bairro dos Eucaliptos exigindo a entrega do produto já pago, segundo afirmação do Presidente da associação dos camionistas do Namibe.

No meio da discórdia, o vice-governador Antonio Correia, incumbiu a polícia a intervir e repor a verdade.

O gerente da Chinangola, na presença de todos, ameaçou agredir fisicamente o chefe da equipa policial que no local veio averiguar o caso.
Esta atitude de Fan Xing levou á detenção do cidadão chinês até ao piquete integral da corporação onde mais tarde viria ser transferido para os calabouços da direcção provincial da Policia de Investigação criminal.

Pormenores com o Armando Chicoca.

XS
SM
MD
LG