Links de Acesso

Sarampo mata seis crianças em Malanje


Entrada do Hospital Materno Infantil de Malanje
Entrada do Hospital Materno Infantil de Malanje

Sessenta e nove casos já foram diagnosticados em quatro municpios da província

Seis crianças morreram vítimas de sarampo nos municípios do Kunda-Dya-Base e Malanje desde o começo deste mês. Para conter a progressão do surto que assola outras quatro localidades desta província foram constituídas equipas de bloqueios.

O supervisor de vigilância epidemiológica da Direcção Provincial da Saúde, Manuel Mateus João, que confirmou a notificação de 69 casos, incluindo na lista os municípios de Luquembo, Calandula, Cacuso e Marimba.

“Foram criadas equipa de vacinação para fazer o bloqueio, para impedir o alastramento de mais casos. Em primeiro lugar está Marimba, com 23 casos, em segundo lugar está o Kunda-Dya-Base, com 20 casos e quatro óbitos, em terceiro lugar Malanje, com 22 casos e dois óbitos” disse Manuel Mateus João.

Malanje, Marimba e Kunda-Dya-Base são as regiões mais endêmicas até ao momento.

O responsável precisou que aconselha as pessoas infectadas a procurarem as unidades hospitalares mais próximas das residências, confirmou que na sessão do Programa Alargado de Vacinação (PAV) na cidade de Malanje foi aberto um piquete que funciona de segunda a sexta-feira e nas horas úteis das 8 horas às 15 horas e 30 minutos.

O Sarampo é uma doença víral, infecciosa do sistema respiratório causado por um paramixovírus do gênero morbillivirus, de fácil contagio e afeta principalmente crianças.

A patologia pode causar complicações sérias, abrangendo dor de cabeça, cegueira, diarreia grave, infecção do ouvido e pneumonia e pode ser prevenida através de vacinas.

XS
SM
MD
LG