Links de Acesso

China troca direitos humanos por matérias primas africanas


Os investimentos chineses são populares em países onde os direitos humanos não são uma prioridade. A China é criticada pelas violações desses direitos, nomeadamente execuções de prisioneiros a quem é negada representação legal apropriada.
Os investimentos chineses são populares em países onde os direitos humanos não são uma prioridade. A China é criticada pelas violações desses direitos, nomeadamente execuções de prisioneiros a quem é negada representação legal apropriada.

China compra ou aluga terra em Africa para as suas necessidades agrícolas

As ligações da China com regimes ditatoriais ou repressivos está a provocar crescentes críticas de organizações de direitos humanos.

Essas ligações são atribuídas às necessidades da crescente economia chinesa que precisa de matérias-primas e recursos energéticos para alimentar esse crescimento.

A China vai procurar e buscar esses recursos em muitas zonas em que países ocidentais têm relutância em investir.

Com efeito muitas vezes em zonas de instabilidade em redor do Mundo a China aparece dando apoio a governos acusados de direitos humanos e outras violações da lei internacional em troca de recursos e energia.

Em África a China tem por exemplo investido em países como o Sudão e o Zimbabwe nações criticadas pelo ocidente pelas suas violações de direitos humanos.

A China depende de África para cerca de um terço das suas importações e sem essas importações, dizem os analistas terá problemas graves em manter o seu crescimento económico.

Mas Peter Pham, director do centro africano no Conselho Atlântico, um centro de estudos baseado aqui nos Estados Unidos diz que é simplista pensar-se que a energia é a única coisa em que a China está interessada.

“A China leva também em conta a sua posição no mundo," disse ele.

“ A influência diplomática que África e os seus 53 países que em breve serão 54 têm em fóruns internacionais ajuda a criar um mundo mais multipolar que traz vantagens mais alargadas para os interesses nacionais da China,” acrescentou.

Em África a China tem relações estreitas com o Sudão e com o Zimbabwe dois países que são alvo de sanções internacionais e um foco de criticas por activistas de direitos humanos.

O presidente do Zimbabwe, Robert Mugabe é um aliado de longa data de Pequim. Em troca do apoio chinês o Zimbabwe deu á China não só acesso a mais de 40 minerais mas também a terra para produtos agrícolas que podem depois serem reenviados para a China.

Peter Navarro professor de economia na Universidade da Califórnia disse á Voz da América que há agricultores chineses a trabalharem no Zimbabwe onde plantam produtos que são depois exportados para a China.

A China, disse por outro lado Peter Pham, é o maior comprador do Tabaco zimbabueano e a Companhia Internacional de Electricidade e Água da China alugou mais de 100 mil hectares no sul do Zimbabwe para plantar produtos e envia-los depois para a China.

“A China está a perder terra agrícola todos os anos devido ao aumento da poluição e urbanização e no Zimbabwe há vastas terras, incluindo propriedades que foram confiscadas pelo regime de Mugabe, que estão agora livres para serem alugadas a amigos do regime,” disse Pham.

Em troca disso a China fornece a Mugabe e ao seu partido apoio no Conselho de Segurança e no Conselho de Direitos Humanos da ONU.

No que diz respeito ao Sudão a China tem tentado evitar ser acusada de cumplicidade no genocídio em Darfur e tem evitado também envolver-se no conflito norte/sul.

Quando criticas ao apoio de Beijing a Karthum aumentaram antes e durante os jogos olímpicos de 2008, a China nomeou o seu primeiro representante especial para questões africanas e desde então enviou soldados para a força de paz da ONU e da União Africana em Darfur.

“A China tem também estado envolvida há vários anos com o sul do Sudão, abandonando a politica que seguia de só lidar com governos nacionais,” disse Pham.

“Claro está que isto se deve em parte ao seu interesse nacional já que é no sul do Sudão que estão as reservas de petróleo. Parte dessa política é também uma evolução que é resultado de uma maior interacção com os estados africanos e os povos africanos,” acrescentou.







XS
SM
MD
LG