Links de Acesso

Isaías Samakuva, cabeça de lista da UNITA às eleições de Agosto


O prazo para entrega das candidaturas termina às últimas horas de amanhã

A UNITA apresentou hoje à secretaria do Tribunal Constitucional a lista de candidatos a deputados sendo Isaías Samakuva, o cabeça de lista as eleições de 31 de Agosto.

O secretário deste partido, Victorino Nhany, disse à Voz da América que o processo foi depositado restando ao Tribunal Constitucional dar o devido tratamento.

O secretário Geral da UNITA desmentiu informações que davam conta da exclusão dos históricos da UNITA.

A lista está aberta ao público nas próximas horas segundo declarações de Victorino Nhany, mas fontes deste partido avançam já a integração do vice-presidente, Ernesto Mulato como o número dois da lista bem como de Vitorino Nhany, Miraldina Jamba da Lima, organização feminina e dos antigos secretários gerais Abílio Camalata “Numa” e Paulo Lucamba “Gato”.

O prazo para entrega das candidaturas termina às últimas horas de amanhã, conforme garantias do Tribunal Constitucional.

A lei determina que as candidaturas a Presidente da República e a vice-presidente da República são apresentadas ao Tribunal Constitucional até ao 20º dia após a convocação das eleições gerais, no quadro da apresentação das listas dos candidatos a deputados à Assembleia Nacional.

Perto de nove formações políticas já apresentaram as suas candidaturas entre as quais, a coligação Nova Democracia (ND), a Coligação Política da Oposição (CPO), o MPLA, a FNLA, o PREA e o PSA e a CASA-CE.

Um total de 77 partidos e sete coligações estão habilitados a formalizar os respectivos processos de candidatura às eleições gerais de 31 de Agosto, de onde sairá a nova composição da Assembleia Nacional, com 220 assentos, e o Presidente e Vice-presidente da República, eleitos por via indireta, e que correspondem aos primeiro e segundo nomes da lista vencedora pelo círculo nacional.

XS
SM
MD
LG