Links de Acesso

Garantir Compensações Adequadas Por Perdas e Danos das Populações

  • Paulo Faria

Garantir Compensações Adequadas Por Perdas e Danos das Populações

Garantir Compensações Adequadas Por Perdas e Danos das Populações

o governo federal está empenhado “a longo prazo” a ajudar os residentes ao longo do Golfo do México

O presidente Barack Obama afirmou que o governo federal está empenhado “a longo prazo” a ajudar os residentes ao longo do Golfo do México a lidarem com o impacto económico e ambiental do derrame de petróleo da BP. Obama falava durante a sua quarta visita à área afectada e antes de se dirigir hoje ao país para falar sobre o assunto numa altura em que as sondagens sobre a sua presidência baixaram. Paulo Faria fala-nos sobre o assunto na sua rubrica Política dos Estados Unidos.

Após reunir com residentes e empresários e depois de um encontro com o almirante Thad Allen, da Guarda Costeira, que dirige a resposta do governo ao desastre, o presidente Obama afirmou-se empenhado em garantir compensações adequadas por perdas e danos das populações, acrescentando que cabe à BP o papel de indemnizar.

“Eu prometo-vos que as coisas vão regressar ao normal. A região vai ficar melhor do que estava anteriormente. Vamos fazer tudo o que pudermos para garantir às comunidades o regresso à normalidade.”

Com largas áreas do Golfo fechadas à pesca e a indústria a sofrer o impacto do derrame, o presidente Obama anunciou o que chamou de uma iniciativa global a nível de várias agências federais para garantir que o marisco do Golfo do México é seguro para consumir.

A BP continua os seus esforços para aumentar a recolha do petróleo capturado do furo danificado. Cientistas estimam que entre 950 mil e dois milhões e meio de barris tenham sido já recolhidos.

Quanto ao discurso de hoje à noite à nação do presidente Obama, o vice-secretário da imprensa da Casa Branca, Bill Burton, disse que o presidente vai apresentar os passos tomados até agora para estancar o derrame do petróleo, mitigar o impacto do petróleo que chegou à costa e os esforços para garantir que as pessoas afectadas pelo desastre sejam compensadas.

XS
SM
MD
LG