Links de Acesso

Nações dos Grandes Lagos estabeleceram um mecanismo de partilha de informação


Os Estados Unidos acolheram com agrado a iniciativa

Ameaças de segurança

Onze nações da região africana dos Grandes Lagos estabeleceram um novo mecanismo de partilha de informação relativamente a ameaças de segurança.

Os responsáveis pelos serviços de informação de 11 participaram num encontro no novo Centro para a Partilha de Informação dos Grandes Lagos, na cidade de Goma.

O secretário executivo do novo centro, um antigo ministro no governo da RDC, afirmou que os Grandes Lagos decidiram localizar o centro em Goma por ser onde existiram grupos armados e varias guerras recentes tiveram inicio.

O embaixador dos Estados Unidos na RDC, James Entwistle, acolheu com agrado a iniciativa.

“Considero muito encorajador e a iniciativa tem o total apoio dos Estados unidos. Ao tentarmos encontrar soluções para os difíceis problemas regionais, o primeiro passo pertence aos países da região para coordenarem entre eles”.

A totalidade dos 11 países apoia a iniciativa, incluindo o Ruanda, que o governo da República Democrática do Congo considera ser um local permanente para consulta.

Nas montanhas a norte de Goma, um cessar-fogo parece estar a ser cumprido entre o exercito congolês e os amotinados, que se auto dominam de M 23.

XS
SM
MD
LG