Links de Acesso

Cimeira da SADC pressiona Robert Mugabe


A man stands during a silent protest in Taksim Square in Istanbul, Turkey, June 18, 2013.
A man stands during a silent protest in Taksim Square in Istanbul, Turkey, June 18, 2013.

Chefes de Estados da Africa Austral exigiram um roteiro e calendário para a solução da crise política zimbabueana

A Comunidade de Desenvolvimento da África Austral está a exigir aos zimbabueanos para um maior engajamento nos esforços da mediação com vista a realização de eleições livres e justas antes de 2013.

A SADC pediu a troika - Africa do Sul, Zâmbia e Moçambique - para nomear os representantes a tomarem parte no comité político zimbabueano encarregue pela prepação das condições políticas necessárias a realização das eleições.

Este comite de supervisão deverá estabelecer um roteiro e calendário para a completa implementação do Acordo Politico Global de 2008, o mais tardar até a proxima cimeira de SADC a ter lugar em Agosto próximo em Angola.

Os presidentes da Africa Austral disseram também que o partido ZANU-PF do presidente Robert Mugabe e o seu parceiro Movimento para Mudança Democrático no governo de unidade nacional devem trabalhar duro para criar um ambiente politico com vista as eleições livres e justas.

A cimeira deste fim-de-semana em Joanesburgo na África do Sul, determinou igualmente que no caso do Madagáscar fosse permitido o regresso de todos os exilados políticos, incluindo do antigo presidente Marc Ravalomana para facilitar a aplicação do roteiro político já negociado entre o poder e a oposição.

Tomaz Salomão Secretário-executivo da SADC falou a propósito a Voz da América sobre as conclusões da cimeira.

Ouça a entrevista no segmento sonoro no início desta página...

XS
SM
MD
LG