Links de Acesso

Cimeira da SADC pressiona Robert Mugabe


Líderes da Africa Austral reunidos na ultima cimeira da SADC no passado fim de semana na Africa do Sul

Líderes da Africa Austral reunidos na ultima cimeira da SADC no passado fim de semana na Africa do Sul

Chefes de Estados da Africa Austral exigiram um roteiro e calendário para a solução da crise política zimbabueana

A Comunidade de Desenvolvimento da África Austral está a exigir aos zimbabueanos para um maior engajamento nos esforços da mediação com vista a realização de eleições livres e justas antes de 2013.

A SADC pediu a troika - Africa do Sul, Zâmbia e Moçambique - para nomear os representantes a tomarem parte no comité político zimbabueano encarregue pela prepação das condições políticas necessárias a realização das eleições.

Este comite de supervisão deverá estabelecer um roteiro e calendário para a completa implementação do Acordo Politico Global de 2008, o mais tardar até a proxima cimeira de SADC a ter lugar em Agosto próximo em Angola.

Os presidentes da Africa Austral disseram também que o partido ZANU-PF do presidente Robert Mugabe e o seu parceiro Movimento para Mudança Democrático no governo de unidade nacional devem trabalhar duro para criar um ambiente politico com vista as eleições livres e justas.

A cimeira deste fim-de-semana em Joanesburgo na África do Sul, determinou igualmente que no caso do Madagáscar fosse permitido o regresso de todos os exilados políticos, incluindo do antigo presidente Marc Ravalomana para facilitar a aplicação do roteiro político já negociado entre o poder e a oposição.

Tomaz Salomão Secretário-executivo da SADC falou a propósito a Voz da América sobre as conclusões da cimeira.

Ouça a entrevista no segmento sonoro no início desta página...

XS
SM
MD
LG