Links de Acesso

Demolições no Lubango a troco de tijolos para outra casa


Autoridades iniciaram demolição de casas no bairro Arco-Iris. Prazo para residentes abandonarem a aérea já tinha terminado

Demolições no Lubango

As autoridades na cidade do Lubango iniciaram Segunda-feira a destruição de casas no bairro Arco-Íris depois de ter terminado o prazo de dois meses dado aos moradores para deixar a zona.

Dezenas de casas, algumas cobertas e com haveres no interior não estão ser poupadas pelos tractores da administração municipal que nesta terça-feira prosseguiram com a operação.

Vários dos habitantes manifestaram revolta para com a decisão das autoridades afirmando que os locais para onde podem ir não têm as infra-estruturas necessárias para poderem viver.

“ Eu estou aqui com medo não sei o que fazer com a minha vida. Lá no Mutundo onde estamos a ir não tem nada não tem ponte não tem escola não tem hospital não tem luz. Estamos sem saber o que fazer,” disse Emília Cafeca mãe de três filhos.

O MPLA oferece três mil tijolos a cada família que abandona a zona. A iniciativa é vista como um piscar de olho ao eleitorado em ano de eleições e uma resposta a UNITA que tem apelado para construir primeiro e demolir depois.

Alguns moradores saúdam o gesto mas questionam a método.

“Aparecem na tua casa e dizem que tens que abandonar a casa como condição para receber os três mil tijolos,” disse um dos moradores.

“Então imagina lá: chega alguém e diz que tira as chapas da tua casa com os teus filhos e depois dá uma factura na qual tens que arranjar transporte para três mil tijolos e naquele instante que vou fazer essa diligência do tijolo estarei a viver aonde ?” interrogou.

“É uma política ridícula de todas as maneiras,” acrescentou.

As autoridades não comentaram mas afirmaram anteriormente que as demolições são necessárias para se pôr em marcha o programa de requalificação da capital da Huíla que prevê para a àquela zona a re abertura da avenida Salvador Correia.


XS
SM
MD
LG