Links de Acesso

Detenção de Joaquim Ribeiro é "ilegal" - advogados

  • Alexandre Neto

justice

justice

Joaquim Ribeirto foi preso por "envolvimento moral" no assassinatode um antigo agente

Os advogados do antigo comandante da polícia de Luanda Joaquim Ribeiro disseram hoje que a sua detenção é ilegal.

Ribeiro foi preso na semana passada sob acusação de "envolvimento moral" no assassinato de um agente que havia descoberto o desvio de varios milhões de dólares que haviam sido roubados ao Banco Nacional de Angola.

Outras 19 pessoas foram também presos.

Os advogados disseram em conferência de imprensa que a prisão é ilegal por diveras irregularidades cometidas pelas autoridades.

os advogados disseram que alguns dos arguidos que haviam indiciados pelo mesmo crime passaram a ser declarantes no mesmo processo.

Para a defesa não é possível que uma pessoa que fazia parte do grupo de acusados seja agora declarante acusando Joaquim Ribeiro de ter cometido o crime de que é acusado.

Os advogados opõem-se também ao facto do processo estar a ser instruído pela procuradoria militar quando deveria estar sob a alçada de uma instância comum.

Os advogados criticam também o que chamam de "excesso" de prisão preventiva dos acusados.

A defesa diz que até agora tem encontrado o silencio como resposta ás suas iniciativas juridicas para procurar a libertação do seu cliente.

Ouça a conversa que mantivemnos com o nosso correspondente Alexandre Neto sobre esta questão. POde carregar na barra azul no topo.

XS
SM
MD
LG