Links de Acesso

Fragata americana em Maputo

  • William Mapote

Segurança marítima tema central da cooperação

Fragata americana no Maputo

Tropas da marinha norte-americana estão desde Sexta-feira em Maputo para uma missão de troca de experiências e capacitação das forças moçambicanas em matérias de segurança marítima, com especial realce para o combate à pirataria e actividades ilegais ao longo da costa.

Durante duas semanas de permanência no país, o batalhão da marinha americana estará nas cidades de Maputo e Nacala, no norte do país, numa missão que para além da componente militar, integra ainda actividades comunitárias.

Esta é a quinta vez que uma missão militar americana escala Moçambique, no âmbito de um programa designado Africa Partnership Station (APS), uma iniciativa multilateral que inclui países europeus e africanos, cujo objectivo central é a melhoria conjunta da segurança marítima.

Para Rhett Mann, chefe da missão que está em Moçambique, a parceria entre americanos e moçambicanos está a dar resultados e há vontade mútua de continuar acima de tudo porque a preocupação com a situação de segurança marítima está na agenda dos dois países.

Visitas a orfanatos e participação de actividades humanitárias, diplomáticas, sociais e recreativas fazem parte da agenda paralela da missão em Moçambique.


XS
SM
MD
LG