Links de Acesso

Camiões são alternativa aos combóios para escoar carvão de Tete


Camiões são alternativa aos combóios para escoar carvão de Tete
Camiões são alternativa aos combóios para escoar carvão de Tete

A correcção dos erros da linha férrea construída pelos indianos só deverá terminar em Setembro

Escoamento de carvão mineral

A companhia mineira brasileira “Vale” vai mesmo ter de usar camiões para o escoamento de carvão mineral, a partir da vila carbonífera de Moatize, em Tete, para o porto da Beira, como alternativa devido ao atraso na conclusão da linha férrea de Sena.

Trata-se de um embaraço provocado pelo consórcio indiano Ricon que atrasou no processo de reabilitação da linha férrea de Sena, ligando a vila carbonífera de Moatize e a cidade portuária da Beira.

O assunto provocou crispação nas relações de amizade entre Moçambique e Índia, mas tudo foi resolvido à porta fechada sem grande alarido, embora Moçambique tenha decidido rescindir o contrato com o consórcio e entregar a linha de Sena à empresa estatal Caminhos de Ferro de Moçambique.

Os CFM dizem que o processo de correcção dos erros da linha férrea construída pelos indianos só poderá terminar em Setembro próximo, mas o escoamento de carvão mineral já não pode ser travado, pelo que a companhia mineira brasileira vai mesmo recorrer aos camiões nas próximas duas semanas.

Este é o plano B desenhado pelos brasileiros, sendo que o A é usar a linha férrea de Sena

O recurso ao transporte rodoviário tem em vista responder em tempo útil aos compromissos da empresa Vale no Mercado internacional, onde clientes estão à espera de carvão mineral moçambicano a partir do próximo mês.

A companhia brasileira está igualmente a estudar outras alternativas que podem ser usadas a médio prazo, tais como construção de um ramal ferroviário ligando Moatize e a linha férrea de Nacala. Esta via é considerada mais económica, mas a sua construção vai levar algum tempo.

Projectos da exploração de carvão de Moatize estão a dinamizar o crescimento da cidade de Tete.

Mais de sete mil pessoas têm empregos directos ou indirectos em instituições ligadas a projectos de exploração de carvão. O alojamento em Tete é agora uma dor de cabeça. Todos os hotéis andam cheios e o custo de vida disparou em flecha na chamada terra de cabritos.

XS
SM
MD
LG