Links de Acesso

Secretário de defesa americano despede-se das tropas no Afeganistão


Secretário de defesa americano despede-se das tropas no Afeganistão
Secretário de defesa americano despede-se das tropas no Afeganistão

Robert Gates aproveita a ocasião para delinear o plano de retirada militar americana que deve iniciar no próximo mês de Julho

O Secretário de Defesa americano, Robert Gates que deve abandonar o governo no final deste mês está de visita as tropas americanas no Afeganistão.

Gates esteve hoje na base militar da província de Paktika próxima da fronteira com o Paquistão e tem aproveitado a ociasião para expor as suas recomendações acerca da retirada das tropas americanas.

Robert Gates disse ontem Domingo que a data para retirada completa dos 30 mil tropas de combate no Afeganistão é mais importante do que numero de soldados que devem regressar já no próximo mês como prevê o plano de retirada.

Durante esta a visita de adeus as bases americanas no Afeganistão, o Secretário de Defesa americano diz que a preocupação não está em onde começar, mas sim o processo da retirada nos próximos dois anos no seu todo, e o momento em que as tropas de combate terão que deixar o solo afegão.

Gates disse a jornalistas na província de Helmand que esta será parte da discussão a ter ao nível da administração americana.

A visita do Secretário de defesa acontece numa altura em que o presidente Barack Obama dá inicio as auscultações sobre as modalidades de retirada de 100 mil tropas americanas já a partir do próximo mês. Gates foi um dos apoiantes da decisão do presidente americano quando decidiu reforçar com 30 mil homens as forças americanas no Afeganistão em finais de 2009.

Segundo o Jornal The Washington Post, a partida das tropas americanas terá uma profunda consequência, tanto para os aliados da NATO como para as forças rebeldes. Gates que parte para a reforma no final deste mês, disse que irá discutir a questão quando regressar a Washington e que o General David Petraeus vai brevemente fazer recomendações sobre como começar a retirada, adiantou o jornal The Washington Post.

O Secretário de Defesa é descrito como querendo preservar o quanto possível, as capacidades de combate das forças americanas no terreno, e disse no Sábado que o número de tropas que devem abandonar o Afeganistão a partir de Julho vai ser modesto,e sublinhou que os Estados Unidos não querem com isso enviar um sinal de adeus aos amigos e nem aos inimigos.

XS
SM
MD
LG