Links de Acesso

Moçambique perde anualmente 700 milhões de dólares em evasão fiscal

  • William Mapote

Mais do que o volume do crescimento do PIB nacional

Mais do que o PIB

Moçambique está a perder anualmente cerca de 700 milhões de dólares resultantes de evasão fiscal e falsas declarações dos volumes de exportação das empresas que operam no país.

Segundo dados do Instituto de Estudos Sociais, IESE, estes dados resultam de um rastreio realizado pela instituição e confirmam o que algumas agências já denunciavam.

Carlos Nuno Castel Branco é o director do IESE e detalha os resultados do rastreio.

"Estamos a perder em recursos, mais do que o volume do crescimento do PIB nacional. Segundo os nossos estudos que fizemos, parte das empresas que operam no país, incluindo as grandes multinacionais, estão praticam evasão fiscal e subvalorização das exportações. Isto é um problema sério para o país, que tem parte do seu défice coberto pela ajuda externa".

Os valores que a economia perde representam 11 por cento do produto interno bruto, a mesma taxa de crescimento médio do país nos últimos anos.

Num cenário em que o país está a receber cada vez menos volumes da ajuda externa, Castel Branco perspectiva aumento do défice público, o que vai obrigar a um exercício complicado para a governação.

XS
SM
MD
LG