Links de Acesso

Nigéria: 3 dias de luto nacional por causa de acidente em Lagos


A queda do avião da "Dana Airlines" causou a morte dos 153 passageiros e um número indeterminado de vitimas no terreno.

O presidente da Nigéria, Goodluck Jonathan, declarou três dias de luto nacional em memória das pessoas que morreram na queda de um avião de passageiros em Lagos.

O despenhamento do aparelho, um “MD83” da companhia “Dana Airlines”, quando tentava aterrar em Lagos, provocou a morte das 153 pessoas que seguiam a bordo e ainda de um número indeterminado de vítimas no terreno.

O avião tinha partido de Abuja com destino a Lagos e embateu contra um prédio de dois andares num bairro densamente povoado daquela última cidade.

Tratou-se do pior desastre aéreo em cerca de duas décadas naquela nação africana.

As causas do acidente com o aparelho da companhia “Dana Airlines” são ainda desconhecidas. Pouco antes do acidente os pilotos avisaram a torre de controlo de Lagos que o avião tinha problemas no motor, disse uma fonte militar nigeriana à AP.

Em declarações à VOA, o conselheiro presidencial nigeriano Reuben Abati afirmou que era demasiadamente cedo para se poderem apurar as causas do acidente.

“ O presidente decidiu abrir imediatamente uma investigação às causas do acidente. Neste momento estamos todos em estado de choque incluindo o presidente”, disse Abati.

A “Dana Airlines” é uma transportadora aérea doméstica que opera uma frota de aviões “MD83” na ligação Abuja-Lagos com a duração de cerca de uma hora.

Bombeiros e polícias lutavam ainda esta madrugada para apagar as chamas em torno dos destroços da aeronave modelo “MD83”, do fabricante americano McDonnell Douglas.

Gerou-se entretanto grande confusão devido ao facto das autoridades não conseguirem controlar a multidão de milhares de pessoas que se juntaram para ver o local do acidente com os destroços ainda fumegantes.

As equipas de resgate temem que muitas outras pessoas tenham morrido ou sido feridas no terreno, mas não há números de baixas disponíveis.

A China afirmou entretanto que 6 dos seus cidadãos seguiam a bordo do aparelho.

XS
SM
MD
LG