Links de Acesso

Angola: Politica agrícola esquece camponeses - afirma sociedade civil


Camponesa trabalhando o campo em Cabinda
Camponesa trabalhando o campo em Cabinda

O observatório político e social, OPSA, uma organização não governamental angolana publicou um relatório analizando os sucessivos fracassos da política agrícola

O observatório político e social, OPSA, uma organização não governamental angolana publicou um relatório analizando os sucessivos fracassos da política agrícola do governo ao longo dos últimos anos.

Num país onde um dos esforços é o combate à fome e à miséria, o OPSA, defende a redefinição de toda a estratégia de apoio aos pequenos e médios agricultores.

De acordo com o relatório agora divulgado Angola continua a depender grandemente da importação de bens alimentares porque não está a apostar suficientemente nos pequenos agricultores.

Carlos Figueiredo,do OPSA,que participou na elaboração deste documento, salienta que apesar de se terem começado a fazer mais investimentos no sector agrícola angolano a enfâse tem sido posto nos grandes projectos em detrimento dos camponeses.

Por seu lado Sérgio Calundungo, director-geral da Acção de Desenvolvimento Rural e Ambiente, ADRA, afirma que o fracasso no sector da agricultura tem por base o não-envolvimento das comunidades.

Ouça a mesa-redonda com estas duas personalidades angolanas moderada pelo Panguinho de Oliveira.

XS
SM
MD
LG