Links de Acesso

Hillary Clinton em África para fomentar comércio


Florie Liser, Representante Adjunta dos EUA para o Comércio Externo
Florie Liser, Representante Adjunta dos EUA para o Comércio Externo

Forum da AGOA em Lusaka é o ponto alto da visita. Milhares de entidades públicas e privadas vão discutir comércio com EUA

A secretária de estado Americana Hillary Clinton vai visitar três países africanos a partir da próxima semana. O ponto alto da visita vai ser a décima reunião do Fórum da AGOA, a lei de oportunidade e crescimento em África.

A AGOA é uma lei americana que dá acesso preferencial ao mercado americano a uma série de produtos fabricados em países africanos que obedecem a certos requisitos políticos e económicos.

A lei entrou em vigor há dez anos e no ano passado 44 mil milhões de dólares foram importados pelos Estados Unidos dos países africanos.

Mas críticos fazem notar que pouco mais de 90 por cento dessa quantia diz respeito a produtos petrolíferos.

Florie Liser, Vice representante para o comercio externo dos Estados Unidos disse que apesar disso ser pouco, houve progressos.

“Quandos começamos a AGOA era cerca de mil milhões de dólares em exportações não petrolíferas,” disse ele.

“Portanto tendo em conta a posição de hoje acreditamos que a AGOA jogou um papel muito importante em permitir que os países africanos pudessem começar a produzir produtos não petrolíferos com valor acrescentado para o mercado dos Estados Unidos, acerscentou.

Florie Liser disse que outras zonas do mundo que são agora potências de exportação também começaram de um nível muito baixo no que diz respeito á produção.

Jonnie Carson, Secretário de Estado Adjunto americano para os Assuntos Africanos
Jonnie Carson, Secretário de Estado Adjunto americano para os Assuntos Africanos

Espera se que representantes de governos, sector privado e sociedade civil de 37 países africanos participem no fórum da AGOA em Lusaka em que meios de fortalecer as trocas comerciais ao abrigo da lei deverão ser discutidos.

Florie Liser disse que uma questão a ser discutida é a inquietação que existem em alguns países africanos com o facto de a AGOA expirar em 2015.

Nas suas palavras a “permanência” da lei será um tópico em discussão e qual o formato que poderá ter no futuro.

Hillary Clinton que se faz acompanhar de uma enorme delegação de empresário vai também deslocar-se à Tanzânia e Etiópia nesta sua deslocação a África. Entre os participantes na conferência do AGOA conta-se o secretário de Estado adjunto para os Assuntos Africanos, Jonnie Carson.

XS
SM
MD
LG