Links de Acesso

Moçambique: Stewart Sukuma celebra 30 anos de carreira


Músico moçambicano Stewart Sukuma
Músico moçambicano Stewart Sukuma

A sua música conjuga ritmos africanos, brasileiros e da música pop.

Sukuma comemora 30 anos de carreira

O músico moçambicano Stewart Sukuma está a comemorar 30 anos de carreira.

A sua música conjuga ritmos africanos, brasileiros e da música pop e o artista canta em português, inglês e outras línguas africanas.

Proveniente de uma família modesta manifestou o seu gosto pela música ainda na infância. Em 1977 foi para Maputo, onde aprendeu a tocar percussão, guitarra e piano e em 1982 começou a cantar numa banda.

O seu primeiro trabalho discográfico foi gravado, em 1983, para a Rádio Moçambique. Nesse mesmo ano, recebeu o Prémio Ngoma para melhor intérprete nacional, em Moçambique e rapidamente se tornou num músico popular muito ouvido nas estações de rádio moçambicanas.

Ao longo da sua carreira Sukuma partilhou o palco com artistas tais como Bhundu Boys, Mark Knopfler, Miriam Makeba, e Hugh Masekela.

Em 1995, Stewart Sukuma foi viver na África do Sul, onde produziu o álbum Afrikiti, juntamente com outros músicos moçambicanos e sul-africanos.

Em 1998, deslocou-se aos Estados Unidos estudar no Berklee College of Music, em Boston, Massachusetts, tornando-se no primeiro moçambicano a estudar nessa instituição.

Nesse mesmo ano, ganhou o Prémio de Música da Unesco, em Moçambique.

O colaborador da VOA, Amâncio Miguel, entrevistou Stewart Sukuma que nos falou da sua longa carreira e dos planos para o futuro.

XS
SM
MD
LG