Links de Acesso

SADC: A integração regional na agenda da cimeira de Luanda


Um assunto que estava em ponto morto devido a problemas políticos e conflitos armados

Processo de integração regional

Angola acolhe a partir de amanhã a cimeira extraordinária de dois dias dos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral, SADC.

Moçambique será representado por uma delegação composta por três ministros e um Vice-Ministro, sendo que o Chefe da equipa é o Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Baloi, em representação do Presidente da República, Armando Guebuza, que se encontra em visita de trabalho a província de Sofala.

Segundo o Chefe da diplomacia moçambicana, Oldemiro Baloi, que partiu Terça-feira para Angola, o processo da integração regional está no tempo de agenda da cimeira de Luanda. Trata-se de um assunto que estava quase no ponto morto durante muito tempo devido a problemas políticos relacionados com conflito armado no Congo Democrático, disputa do poder no Zimbabwe e no Reino do Lesotho e Magagascar.

Agora, os líderes da organização regional acreditam que a situação política está calma ou sob controlo pelo que se vão concentrar no processo de integração regional.

Oldemiro Baloi explica que “há bom tempo que o ritmo da integração regional, particularmente a implementação do plano indicativo da SADC, desacelerou, porque durante vários anos os assuntos de natureza política desviaram-nos um pouco as atenções. Mas não deixamos de trabalhar no processo. Agora vamos retomar com alguma força”.

Outro ponto na agenda da cimeira de Luanda é a candidatura da Ministra sul-africana da Administração Interna, Nkosazana Dlamini Zuma, para o cargo de Presidente da Comissão da União Africana.

Os países da região defendem que a antiga esposa do Presidente sul-africano, Jacob Zuma, deve assumir o cargo, mas o bloco da África Ocidental apoia Jean Ping, que dirigiu a comissão nos últimos 4 anos. No início deste ano houve impasse na eleição entre os dois candidatos.

A vacatura vai ser preenchida em Junho próximo na cimeira da União Africana que vai decorrer no Malawi. Então até lá os líderes da SADC devem unir-se em torno do nome da ministra sul-africana

XS
SM
MD
LG