Links de Acesso

Huíla: ONG apoia formação profissional de jovens


 Lubango
Lubango

Mais de 130 jovens receberam cursos que vão desde a electricidade à culinária

Formação profissional na Huíla

Uma organização não governamental na província angolana da Huíla está a financiar cursos de formação profissional a jovens que buscam emprego.

A Associação de Apoio e Desenvolvimento dos Deslocados da Huíla no Huambo, AADDHHBO acaba de lançar no mercado de trabalho 132 jovens formados nos cursos de informática, electricidade geral, secretariado, inglês, culinária e demais cursos profissionais.

Manuel Francisco fez inglês. Ao fim de doze meses de formação, diz-se apto para o mercado de trabalho.

“ No mercado de trabalho espero que disponibilizem mais emprego para que nós jovens formados contribuirmos para o desenvolvimento do país,” disse

O responsável da AADDHHBO, Belchior Tchipala, garante que a formação dos jovens vai continuar na agenda da organização. Na forja disse Belchior Tchipala, está um projecto que visa o aconselhamento dos jovens moto-taxistas, vulgo kupapatas, para alertar sobre os cuidados na estrada.

“ Nós estamos a projectar continuar com este projecto de formar jovens nas diferentes áreas profissionais e queremos criar áreas de aconselhamento para outros grupos como os nossos irmãos que fazem o trabalho de moto táxi que precisam muito de serem ajudados em termos de aconselhamento de modos que possam acatar aquilo que poderá lhes ajudar a fazer bem o seu trabalho na estrada,” disse.

A formação dos jovens enquadra-se na estratégia de cooperação do executivo com as organizações não governamentais, disse o director provincial da juventude da Huíla, João Barros, que prometeu trabalhar no processo de reintegração dos jovens no mercado de emprego.


XS
SM
MD
LG