Links de Acesso

Reforçar a segurança ao longo da fronteira com o México

  • Paulo Oliveira

Reforçar a segurança ao longo da fronteira com o México

Reforçar a segurança ao longo da fronteira com o México

mais cerca de mil e duzentos elementos da Guarda Nacional podem ser enviadas para a região da fronteira.

O presidente Barack Obama ultima os preparativos para reforçar a segurança ao longo da fronteira com o México, incluindo o envio de elementos da Guarda Nacional.

A segurança da fronteira e a imigração foram temas em destaque num debate entre o presidente norte-americano com a minoria Republicana do Senado.

Segundo fontes não identificadas da administração o plano divulgado incluiu mais cerca de mil e duzentos elementos da Guarda Nacional podem ser enviadas para a região da fronteira.

O antigo presidente George W Bush enviou milhares de elementos da Guarda Nacional para ajudar os agentes da imigração numa operação que durou até ao ano de 2008.

A decisão regista-se uma semana após o presidente Obama se ter comprometido com o presidente mexicano Felipe Calderon, durante a deslocação a Washington, actuar no sentido de reforçar a segurança na fronteira, numa altura em que as duas nações combatem grupos de tráfego ilegal de drogas.

Para além do envio de tropas da Guarda Nacional, a administração vai solicitar ao congresso 500 milhões de dólares em fundos adicionais para melhorar a segurança na fronteira.

A deslocação do presidente ao Capitólio visou obter apoio por parte dos Republicanos no sentido de obter progresso na reforma da lei da imigração.

Os republicanos não se comprometeram tendo mesmo indicado que mil e 200 elementos da Guarda Nacional não são suficientes para as necessidades na fronteira.

O senador republicano do Arizona John McCain terá afirmado ao presidente que a segurança na fronteira dos Estados Unidos com o México deve ser obtida antes que os republicanos possam apoiar o plano da Casa Branca sobre a imigração.

O número não é suficiente. São necessários seis mil, necessitamos de três mil ao longo da fronteira e mais três mil elementos da Guarda Nacional para a fronteira do Arizona com o México.

Os republicanos na Câmara dos Representantes divulgaram declarações sustentando serem necessários vários milhares de guardas nacionais na fronteira, existindo pedidos similares por parte dos democratas.

Num comentário aos jornalistas após a visita ao Capitólio, o presidente Obama afirmou ter mantido com os senadores republicanos conversões francas sobre vários assuntos.

Face a notícias de terem ocorrido trocas de impressões tensas a Casa Branca divulgou um comunicado indicando que o presidente solicitou aos republicanos para cooperarem no sentido de serem feitos progressos no domínio da reforma da emigração.

XS
SM
MD
LG