Links de Acesso

EUA celebram 50 anos do discurso de Kennedy que lançou a conquista da Lua


John Fitzgerald Kennedy a 25 de Maio de 1961
John Fitzgerald Kennedy a 25 de Maio de 1961

O desafio de colocar um homem na Lua foi lançado a 25 de Maio de 1961, num, discurso do Presidente John F Kennedy

Passam esta semana cinquenta anos sobre o desafio lançado pelo presidente dos Estados Unidos John F Kennedy que mudou o mundo tal como a humanidade o conhecia: enviar um homem à Lua e faze-lo regressar, em menos de 10 anos.

Trata-se de uma das melhores imagens de todos os tempos – um ser terrestre a pisar pela primeira vez a superfície lunar. O momento foi imortalizado pelo astronauta Neil Armstrong.

“Um primeiro passo para um homem, um passo gigante para a humanidade”.

O desafio de colocar um homem na Lua tinha sido lançado oito anos antes, a 25 de Maio de 1961, pelo recém-eleito presidente John F Kennedy numa intervenção perante o Congresso.

“Acredito que esta nação se deve comprometer em atingir o objectivo, antes do final desta década, de colocar um homem na Lua, e traze-lo de volta a salvo”.

Para evocar este discurso vamos recordar um pouco da história.

Em 1957, a União Soviética lançara o Sputnik – o primeiro objecto artificial na orbita da Terra.

Um mês antes do discurso de Kennedy, os soviéticos tinham enviado o primeiro homem no espaço, Yuri Gagarin.

Três semanas depois seguiu-se um Americano – Alan Shepard, que observou a Terra referindo que o Estado da Florida estava encoberto pelas nuvens.

A corrida para o espaço estava lançada.

A União Soviética constituía um desafio real à supremacia Americana, e o receio era que a maioria das nações emergentes, tanto na América Latina como na Ásia, pudessem escolher o modelo comunista dos soviéticos em vez do sistema capitalista e de mercado livre favorecido pelos Estados Unidos.

Na altura do discurso de Kennedy a América estava no final de uma recessão e de elevado índice de desemprego em que um grande número de Americanos idosos não conseguia adquirir cuidados médicos – desafios semelhantes ao que Estados Unidos enfrentam agora.

XS
SM
MD
LG