Links de Acesso

Resultados eleitorais na África do Sul comprometem a reeleição de Jacob Zuma


Presidente Jacob Zuma da África do Sul
Presidente Jacob Zuma da África do Sul

Analista político sul-africano, André Thomashausen diz também que estas eleições provaram um novo desafio do voto racial

Na África do Sul, o ANC partido no poder ganhou as eleições locais da passada sexta-feira, com os resultados a confirmarem entretanto uma subida vertiginosa do partido de Aliança Democrática da oposição.

O ANC obteve 61,9 por cento dos votos contra os 23,9 do AD que nas eleições anteriores de 2006 tinha obtido 14,8 dos votos - uma subida de 60%.

O grande perdedor destas eleições segundo diversos analistas é o partido Inkhata de Mangosutu Butelesi cujos apoiantes votaram a favor do ANC.

Para o professor André Tomashausen analista político sul-africano, essas eleições apesar de terem sido a mais concorridas na África do Sul, vêm anunciar a decadência do ANC e a subida da Aliança Democrática num processo político em que a orientação racial dos votos começa a relativizar-se.

Thomashausen que faz também a antevisão política e adianta que está comprometida a reeleição do presidente Jacob Zuma no próximo ano.

Oiça o segmento sonoro no início desta página...

XS
SM
MD
LG