Links de Acesso

Nampula palco de Festival de Cultura que envolve 500 artistas

  • Faizal Ibramugy

Avenida principal de Nampula

Avenida principal de Nampula

A província de Nampula, no norte de Moçambique, poderá mobilizar um total de 525 artistas e 750 técnicos nas diferentes áreas culturais para a fase provincial da cultura a decorrer próxima semana naquela parte do país.

Nampula palco de Festival de Cultura

A província de Nampula, no norte de Moçambique poderá mobilizar um total de 525 artistas e 750 técnicos nas diferentes áreas culturais para a fase provincial da cultura a decorrer próxima semana naquela parte do país.

Proclamada este ano, a capital de cultura moçambicana, a província de Nampula tem a espinhosa tarefa de acolher em Julho próximo a Fase Nacional do 7º Festival de Cultura.

Nesta perspectiva nos últimos dias, Nampula tem registado com frequência encontros, seminários e trocas de experiências de vários níveis, tendentes a afinar cada vez mais a sua prontidão em acolher a fase final do maior festival de cultura moçambicana.

Nesta quarta-feira, personalidades influentes da cultura local, reuniram-se com os artistas e os organizadores do festival de cultura com o objectivo de traçar estratégias e orientações para uma participação activa dos artistas e do público durante as manifestações culturais na semana que vem.

Os artistas disseram no final do encontro, que a postura do governo de Nampula de juntar frequentemente os artistas para preparar o Sétimo Festival de Cultura vai possibilitar maior engajamento de todos rumo a um evento nota 10.

A ideia, segundo deixou claro a Directora Provincial de Educação e Cultura de Nampula, Páscoa de Azevedo é fazer com que o evento da próxima semana, sirva de referência para a fase nacional que terá entre outros maior número de artistas, grupos culturais e maior número de técnicos a assistir as diversas manifestações culturais do país.

Recorde-se que a partir da data em que foi proclamada capital da cultura moçambicana, Nampula tem vindo a acolher eventos importantíssimos da cultura moçambicana. No mês passado Nampula acolheu por exemplo o Ngoma Moçambique. Espera-se que antes de Julho, Nampula venha acolher igualmente o lançamento de diversos livros e trabalhos discográfico de artistas moçambicanos de grande renome.

XS
SM
MD
LG