Links de Acesso

Sobrados - Uma herança histórica de Cabo Verde


Sobrados - Uma herança histórica de Cabo Verde
Sobrados - Uma herança histórica de Cabo Verde

Há interesse em recuperar alguns sobrados para a indústria hoteleira

Alguns sobrados da ilha do fogo poderão ser recuperados para uso na indústria hoteleira.

Com efeito, tem havido interesse por parte de alguns ivnestidores em recuperar os sobrados - habitações de madeira, construídas no tempo colonial, e que são uma das caracteristicas da Ilha do Fogo.

No caso particular da ilha do vulcão, a maioria dessas casas está localizada na cidade de São Filipe, por sinal o primeiro nome dado a ilha do Fogo.

Essas casas têm referência histórica, já que marcavam a diferença entre as classes sociais, tendo em conta, que as mesmas eram habitadas por pessoas mais abastadas de então.

No momento em que se assinala mais uma festa do Nho São Filipe, cidade onde estão localizados vários sobrados, a reportagem da VOA conversou com Monique Weidmar, pessoa conhecedora da historia do Fogo e não só, que nos levou ao tempo dos sobrados construídos no arquipélago situado no atlântico médio.

Os sobrados, disse ela, eram habitações que serviam não só para demarcar classes sociais mas também para indicar riqueza pessoal.

Como referência histórica, Monique Weidmar, fala da necessidade de se preservar os sobrados existentes. A nossa entrevistada reconhece que algumas famílias restauraram as suas casas mas, segundo consta, alguns sobrados estão em estado de degradação.

Regista-se no entanto, o interesse de alguns cidadãos estrangeiros em adquirir os sobrados para habitação e também para o desenvolvimento da actividade hoteleira.

Ouça a reportagem do Eugénio Teixeira

XS
SM
MD
LG