Links de Acesso

África Ocidental estuda benefícios económicos da plataforma continental


Mapa de Cabo Verde
Mapa de Cabo Verde

Plataforma tem papel decisivo na economia dos países ribeirinhos e insulares como Cabo Verde

Extensão da plataforma continental

Decorre na cidade da Praia a reunião do comité de ligação, no quadro do projecto de extensão da plataforma continental para além das 200 milhas náuticas.

Nesta que é quarta reunião, para além de Cabo Verde, participam delegações do Senegal, Guiné Conacri, Mauritânia e a Serra Leoa, que se faz representar pela primeira vez.

Na reunião da Praia segundo o director geral dos assuntos globais do ministério das relações exteriores, Carlos Semedo, os participantes analisarão entre outros assuntos, os resultados das pesquisas que estão sendo feitas nos mares dos países que assinaram o acordo.

Pesquisas vão permitir aos países da sub-região requerer, de acordo com a convenção das Nações Unidas para o direito do Mar, a extensão dos limites da plataforma continental até às 350 milhas.

O secretário de estado das Relações Exteriores, José Luís Rocha, considera que o projecto de extensão da plataforma continental terá um papel decisivo na economia e nos serviços dos países ribeirinhos e insulares como Cabo Verde, arquipélago que aposta no mar como uma das alavancas para o seu desenvolvimento.

O projecto de extensão dos limites exteriores da plataforma continental
para além das 200 milhas conta com o apoio financeiro e técnico do reino da Noruega.

XS
SM
MD
LG